Nem Aqui Nem Ali... a vida para além do sofá

Sunday, February 11, 2007

Sarajevo

Sarajevo

Capital da Bósnia-Herzegovina, é umas das mais importantes cidades dos balcãs. Foi aqui que se deu o assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand (mmm... será que quem faz música também nos quer ensinar um pouco de história?) o que despoletou a primeira guerra mundial, e mais recentemente, em 1984, realizaram-se aqui os Jogos Olímpicos de Inverno.

É mais conhecida, no entanto, pela guerra que levou à separação da Jugoslávia (agora Eslovénia, Croácia, Sérvia, Montenegro e Bósnia-Herzegovina) e pela destruição a que foi sujeita durante o cerco Sérvio. Assim que a guerra acabou, a incrível energia deste povo levou a que a maior parte da cidade estivesse já reconstruída por volta de 2003.

A cidade está localizada a 550 metros acima do nível do mar, num vale, rodeada de montanhas que vão dos 1502 m (Igman) aos 2088 m (Treskavica) de altitude. Jahorina (1913 m) é uma delas, parte integrante dos J.O. Inverno 1984, com 40 Km de pistas e equipamento moderno, tem um clima bastante frio no Inverno e montes de neve!!




Tudo isto porquê? No próximo Sábado vou para lá para uma semana de snowboard e loucura com mais uns 30 sérvios! :) Ah, e não há a "crowd" do costume dos Pirinéus e Alpes!

Depois ponho fotos :)

Monday, February 05, 2007

Em Altas em Siurana...

Como se não fosse suficiente estar a escalar debaixo de um sol inacreditável a 24 de Dezembro, de volta a Barcelona, meio de Janeiro, e...!!


Estava tanto calor que parecia errado. O Tempo hoje em dia anda mesmo meio esquisito... Apesar disso, ir para Siurana e estar dois dias a escalar, a dormir num "bungalow" e acordar com sandes de presunto enormes e café para dar energia para o que vinha, com mais três amigos meio malucos, é uma boa forma de aproveitar esta onda de calor.



Siurana é uma aldeola pequenina, mesmo em cima de uma serra, perto de Tarragona, muito conhecida no mundo da escalada por ter algumas das vias mais difíceis do mundo. Isto junto à excelente qualidade da rocha e das vias, uma paisagem fenomenal e sendo o sítio com menos chuva da Catalunha torna Siurana... obrigatório!