Nem Aqui Nem Ali... a vida para além do sofá

Wednesday, December 07, 2005

Cappuccino

Já me pediram várias vezes por um cappuccino no bar. O facto de eu não saber fazer um de jeito é um problema. O facto de trabalhar num bar irlandês e de o dono se estar a cagar de alto para a diferença entre um café com leite e um cappuccino, também.

Pior, se for a qualquer sítio e pedir um cappuccino dão-me um café com leite com espuma por cima, posta à colherada... isto também acontece num típico café de frenchsing chamado... CAPPUCCINO!!!!

Decidi então fazer uma busca pelo google para aprender a fazer um como deve ser e fiquei surpreendido pela quantidade de tretas que estão pela net, a maioria fala em por a tal espuma à colherada, falam em diferentes quantidades (um cappuccino é sempre um cappuccino, não há aqui tretas de pequeno/médio/grande...) e até no uso de um termometro para o leite?!?! Acho que qualquer italiano orgulhoso se iria passar ao saber destas cenas. É a Americanização do Cappuccino, já não aceitam as coisas no formato original, têm que lhes por mariquices que estragam tudo.

Enfim. Eis o segredo:
metade café, metade creme (não espuma!!). As chávenas usadas são as que usamos em Portugal para o café com leite (meia de leite). O leite vem fresco do frigorífico e tem que ser gordo (meio gordo ou magro não tem gordura suficiente para fazer uma espuma cremosa). Usa-se o jacto de ar quente que todas as máquinas expresso têm, já que a ideia é introduzir pequenas bolhas de ar no leite dando-lhe uma consistência cremosa, tal como se faz quando se batem as claras para fazer bolos. A ponta do jacto deve estar ligeiramente imersa no leite, o mais acima possível. Aquece-se até o reciente (normalmente de alumínio) começar a queimar a mão, agita-se um bocadinho para dispersar as bolinhas por todo o leite e mistura-se imediatamente com o café (geralmente dois shots de expresso) já na chávena. Obtêm-se no fim uma bebida cremosa com sabor forte a café, em vez daquela cena nojenta estilo café com leite fraco com espuma que mais parece detergente para a loiça por cima.

Agora já me sinto mais aliviado ;)

4 Comments:

  • :) Epá, certas cenas não são para serem levadas à letra... acho que a mensagem passou.
    Curti da observação.

    By Blogger Nuno, at 9/12/05 9:41 AM  

  • Bastava perguntares à malta, que eu sabia como se faz isso, volta e meia faço cá por casa. Não te esqueças da canela sobre a espuma. Não é chocolate, não é açúcar castanho. Canela, em pó. Só e exclusivamente.
    Aqui pela velha pátria, têm a mania de pôr chantilli (!!!!)a fazer as vezes da espuma do leite, porque são uns coirões demasiado preguiçosos para se darem ao trabalho de enfiar o jacto da máquina numa cafeteira de alumínio. Isso, para mim, é a suprema afronta, caso para pegar numa cadeira e desencadear uma cena de porrada.
    De qualquer das formas, ir a um bar irlandês e pedir um cappucino (em vez de uma pint' o' guinness) é como ir a uma coffee shop de Amesterdão e perguntar se vendem marlboro.

    By Blogger Funafunanga, at 9/12/05 3:36 PM  

  • O bar onde trabalhas tem site na net, com fotos e etc.? Se tiver diz, para a malta ver!
    Um abraço!

    By Blogger Funafunanga, at 10/12/05 2:54 PM  

  • Agora que já tens a teoria toda, já experimentaste mesmo?
    Beijos

    By Blogger Unknown, at 12/12/05 4:07 AM  

Post a Comment

<< Home