Nem Aqui Nem Ali... a vida para além do sofá

Monday, December 26, 2005

Espírito Natalício

Qual é a prenda mais importante que te podem dar?
Tempo. Parece óbvio, mas porquê?

A prenda não tem necessariamente que ser “tempo”, isso é difícil de conseguir. Porque é que uma prenda feita por nós tem sempre mais valor do que uma comprada na loja, apesar de ser mais rústica, imperfeita, etc? Porque é que se dá tanto valor a algo que “foi feito por mim”? Precisamente porque foi feita por mim, porque dispus do meu tempo para a fazer, não foi perdido, mas foi gasto a fazer algo que não é para mim, algo para dar a outra pessoa. Durante esse tempo pensa-se nessa pessoa, por pouco tempo que fosse, por mais sistemática que possa ser a concepção desse presente, houve sempre qualquer altura em que se pensou na pessoa, esse tempo passou a ser dela, e é isso que simboliza o presente. O nosso tempo. É algo que não se faz para toda a gente, podem-se comprar alguns presentes e outros faze-los nós próprios, ou até podemos comprar todos os presentes, isso também é fácil, haja dinheiro! Mas agora, o realmente complicado é fazê-los a todos! Senão mesmo impossível. Porquê? Porque não temos tempo suficiente, daí ele ser tão importante. Uma prenda feita por nós, realmente leva um bocadinho de nós dentro dela.

Mais importante que dar presentes a toda a gente, é mostrar que pensamos nelas, dispormo-nos a gastar um pouco do nosso tempo com elas, mesmo que não seja a fazer uma prenda, que seja na sua companhia. Uma tarde bem passada já é uma boa prenda. Bem mais importante que andar a perdê-la, literalmente, pelos corredores de um centro comercial completamente apinhado na véspera de Natal. Se passássemos mais tempo uns com os outros, de certeza que nos sentiríamos bem melhor, mais felizes, e com menos necessidade de ir comprar os presentes todos de Natal à última da hora.

Quando houver tempo para se fazer alguma coisa, faz-se. Haja tempo!

6 Comments:

  • Grande mensagem de Natal!
    Um abraço!

    By Blogger Funafunanga, at 27/12/05 6:40 AM  

  • Epá...gostei!Por acaso li aquilo só em inglês...mas nem leio em português porque parece-me impossível que esteja ainda melhor que a versão internacional. :P
    Boas entradas, feliz 2006! :)

    Um abraço,
    João Silva

    P.S. - Vemo-nos no final de Janeiro em Barcelona! Está garantido...agora não te vais poder queixar que não te vamos visitar! :D

    By Anonymous Anonymous, at 27/12/05 7:23 PM  

  • Yeah! Tá-se bem :) Vamos curtir à grande!

    Abração!

    By Blogger Nuno, at 28/12/05 8:02 PM  

  • Muito giro o pensamento.
    Aqui vai uma prendinha de Natal atrasada. Um cadinho de tempo!
    Um beijinho meu e um abraço do Quico.

    By Blogger Ana Rita, at 2/1/06 5:54 PM  

  • E eu acho muito bem "perderes" tempo ao escrevere umas palavrinhas no teu blog para os amigos poderem ler e saber noticias (ou pensamentos!!) teus. :)

    Desde já um bejinho,
    um miminho,
    e um BOM ANO!! :D

    Ana Isabel

    By Anonymous Anonymous, at 3/1/06 7:07 AM  

  • Emenda: Escreveres (em vez de escrevere)

    :P

    Beijinhos novamente
    Ana

    By Anonymous Anonymous, at 3/1/06 7:09 AM  

Post a Comment

<< Home